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Regras IP:RP
Dom maio 24, 2020 4:52 pm
Regras IP:RPCaro jogador, em sua estadia em nosso querido servidor você terá que seguir algumas regras determinadas por nossa equipe administrativa que a seguir estarão demonstradas: 1. Cortesia Comum Seja gentil com as pessoas e pense duas vezes antes de escrever qualquer coisa. Você não precisa ser grosseiro aqui, principalmente com membros da equipe de administração (staff), afinal, eles estão aqui para te ajudar. Entende-se, mas não se limita como quebra de cortesia comum:
Mentir ou omitir uma informação que seja relevante para a resolução de um conflito ou dúvida que um administrador possa ter relacionada ao servidor é um desvio grave da postura que a Staff espera dos jogadores, sendo passível de banimento. Se você se deparar com um bug/erro no script em qualquer dos nossos servidores, você é obrigado a reportá-los. Abuso de bugs para se beneficiar é passível de banimento permanente. Também é sua obrigação denunciar jogadores que infringem as regras. Punições: Advertência verbal ou banimento, dependendo da gravidade e reincidência. Nos chats In Character (IC) não se deve usar linguagem de internet e abreviações em geral (lol, noob, aff, vc, pq, qdo, etc). Você deve utilizar apenas a língua portuguesa quando estiver jogando, sendo permitido pequenas gírias ou palavras em inglês de fácil entendimento. É permitida a adaptação de palavras no chat IC com pequenos erros ou adição/supressão de letras a fim de simular determinado sotaque ou origem, desde que não afete a interpretação geral do roleplay. Se você quiser falar em outro idioma no chat IC, utilize a tag [Idioma] na frente do seu texto, por exemplo: João_Silva diz: [Espanhol] Ei, o que está acontecendo? Erros grotescos de gramática e ortografia em chat IC são passíveis de punição. Se você precisa de ajuda no jogo utilize o comando /sos. Se você tem um problema com alguém e quer denunciá-lo, utilize a área de denúncias do fórum. Não envie mensagens diretamente aos nossos testers e administradores, use os comandos de ajuda primeiro. Você tem permissão para ficar AFK (Away From Keyboard/Distante do Teclado) por até 5 minutos, desde que você não esteja numa área densamente ocupada ou uma área em que outros jogadores tendem a fazer roleplay com você. AFK em público é por sua conta e risco. Nos ambientes estruturados pelo Conexão São Paulo Roleplay, instruções de administradores são finais, estando elas nas regras ou não, devem ser acatadas e respeitadas em qualquer situação. Se você acredita que um membro da staff está abusando do poder e quer fazer uma denúncia contra ele, leia este tópico primeiro. 2. Metagaming Utilizar informações OOC em situações IC (metagaming) não é permitido. Incitar alguém a praticar metagaming também é contra as regras, isto inclui utilizar informações que outras pessoas não tem nenhuma razão para conhecer atualmente, ou seja, que não foram descobertas por meios IC. Os comandos /me e /do não devem ser usado para expressar o que outros personagens não podem ver, ouvir, tocar. Exemplo: João_Silva lê o nome em cima da cabeça de Pedro_Coelho de forma OOC e interpreta que já o conhece João_Silva envia uma PM OOC para Pedro_Coelho dizendo que está sendo assaltado. Pedro_Coelho então muda seu rumo e faz planos IC para ajudar João_Silva. * João_Silva memoriza o rosto de Pedro_Coelho e pensa em vingança. * O comando /do deve ser usado para descrever uma cena ou informar aos outros personagens próximos sobre alguma coisa que não pode ser vista pelo script. Você é obrigado a descrever a cena ou alguma coisa relacionada à seu personagem, utilizando /do, caso um outro personagem busque por essas informações através do /me. Perguntas sobre cenas ou situações usando o comando /do devem ser evitadas! Usar programas de VoIP como Teamspeak, Skype, Ventrillo para se comunicar de forma IC no jogo é estritamente proibido. Também é proibido usar personagens alternativos para se comunicar com seu personagem principal, fornecendo ou recebendo informações, etc. Personagens alternativos devem ser interpretados de forma independente do personagem principal. Punições: Prisão administrativa ou banimento, dependendo da gravidade e reincidência. Programas de VoIP como o Teamspeak podem ser usados para comunicação IC apenas pelas facções governamentais. Nenhum outro jogador está autorizado a utilizar estes programas para interpretar o telefone celular ou aplicativos de comunicação por voz de forma IC. 3. Powergaming Powergaming pode ser definido como atos que não são possíveis de serem realizados por seres humanos; forçar um roleplay sobre os outros sem dar-lhes uma oportunidade de defesa; inventar coisas que não aconteceram de modo que você possa se beneficiar ou prejudicar alguém interpretando coisas que não seriam possíveis em circunstâncias normais. Todo ato que visa o benefício próprio ou a terceiros sem levar em consideração o cenário de realismo que se é exigido pelo servidor, também pode ser caracterizado como PowerGaming. Punições: Advertência verbal ou banimento, dependendo da gravidade e reincidência. Por mais que o conceito "Ato Non-RP" seja frequentemente associado à PowerGaming, ele pode ser interpretado como um agravante de outras regras, tais como a regra 12 – Desenvolvimento de personagens. Esse é um conceito que abrange e pode justificar todo e qualquer ato que não tenha compromisso com o cenário de realismo. Não se limita, mas destaca-se como Ato Non-RP & PowerGaming:
Perseguições: O carro que capotar e encostar o teto no chão deverá interpretar o acidente e os ferimentos decorrentes. Da mesma forma, qualquer ocupante de motocicletas/bicicletas que caírem do veículo durante a perseguição devem interpretar o acidente e não podem retornar ao veículo e continuar fugindo. Essa regra se aplica a todos os players do servidor, independente de facção. 4. Abuso da física do SA-MP A física e movimentos do jogo são encriptados e não podem ser modificados de forma a eviitar abusos. As seguintes regras devem ser seguidas para evitar situações non-roleplay:
Punições: Prisão administrativa ou banimento, dependendo da gravidade e reincidência. 5. Modificações/Mods Modificações que lhe dão uma vantagem injusta sobre outros jogadores não são permitidas. Pense antes de instalar programas ou mods, porque se descobrirmos que você está usando algo que não devia, você será banido permanentemente. Se você conhece alguém que usa esse tipo de modificação é sua obrigação denunciá-lo. Punições: Banimento permanente. Keybinds são permitidos, mas não devem ser usados de uma maneira abusiva. Camhack só podem ser utilizados com a aprovação da administração e sob fiscalização. As modificações que alteram a forma (altura, largura, etc) de skins, carros e objetos do GTA são proibidos. 6. DeathMatch Matar outra pessoa sem um motivo considerável em roleplay (deathmatching) é proibido. Também se inclui nesta regra as provocações desnecessárias. O terrorismo é estritamente proibido a menos que feito com a permissão de administrador. Isto também inclui a vingança contra seu próprio assassino (revenge killing), após ter sido morto por ele, matar ou tentar matá-lo é proibido. Seu personagem não pode se lembrar dos fatos relevantes que geraram a situação de morte após ele estar morto. Punições: Kick, prisão administrativa ou até banimento dependendo da gravidade. Com relação ao Revenge Killing: se você for socorrido pelos paramédicos (CB) depois de ser brutalmente ferido, então você está autorizado a continuar o roleplay com sua memória sobre os fatos. Caso tenha sido morto e você não sabe por que, você pode perguntar ao seu assassino sobre os motivos, de maneira calma e educada por PM. Se você for o assassino e alguém perguntar sobre o motivo de ter sido morto, você é obrigado a fornecer respostas para a vítima. Apenas membros insiders de facções oficiais podem cumprir contratos de assassinatos (matar por dinheiro), ou jogadores com notório conhecimento do roleplay e expressamente autorizados pelo Head of Factions. Isto é para evitar que civis aleatórios se intitulem matadores de aluguel. 7. Áreas Verde Você está proibido de cometer crimes em áreas densamente povoadas ou áreas que são vigiadas pelas forças de segurança. As áreas concernentes a essa regra são:
Punições: Prisão administrativa ou banimento, dependendo da gravidade e reincidência. Se o roleplay criminoso se desdobra e leva à área, então você está autorizado a continuar. Por exemplo: Você está tentando matar um jogador e ele corre para o hospital ou para uma base policial - você pode continuar e matá-lo. Esta exceção não deve ser abusada. Se o roleplay pode ser adiado até que seja possível concluí-lo em um local mais seguro, então adie. 8. Roleplays Delicados A menos que uma autorização OOC prévia seja dada pela vítima e pelos participantes, os seguintes roleplays são proibidos no servidor:
Se a autorização OOC pelos envolvidos for concedida, o roleplay deve ser feito em áreas isoladas, longe de outras pessoas que podem se sentir incomodadas ao se deparar com a situação. Punições: Banimento temporário ou permanente, dependendo da gravidade. Se você se sentir incomodado após ter iniciado o roleplay, mesmo tendo fornecido autorização prévia, você pode interromper imediatamente as ações, informando todos os envolvidos. Esta regra não deve ser aplicada para que alguém se recuse a prosseguir determinado roleplay como vítima, em que vá sofrer algo ou perder bens. De qualquer forma o algoz pode optar por outros métodos que não cause incomodo aos jogadores envolvidos. 9. Roubos & Golpes Roubo é definido como subtrair coisa de alguém, sob violência ou grave ameaça. Golpe é definido como a contratação de um serviço ou uma promessa de compra/venda de alguma coisa e em seguida se recusar a pagar ou entregar. Roubos e golpes devem ser planejados e executados estritamente em canais InCharacter, mas é sempre importante considerar todos os conceitos apresentados nessa regra durante a aplicação desse tipo de ação. Não se deve realizar esses tipos de ações por motivos rasos. Obter lucro fácil de maneira IC só é uma narrativa coerente quando seu personagem tem um desenvolvimento sólido e aprofundado sobre o assunto – em especial, aos golpes. É dever de todos os jogadores zelarem pelo equilíbrio do cenário interpretativo, assaltos diminuem drasticamente a vida civil por Santa Faria, então pense duas vezes antes de realizar um. Caso você tenha um motivo para matar um jogador, é permitido roubá-lo durante a execução. A motivação da morte ser o roubo é proibido, mas se a morte tiver outra motivação, não há quebra de regra. Exemplo: Matar um inimigo da sua facção e roubar a carteira dele em seguida. Ainda que seja permitido, não é encorajado o assassinato de personagens que reajam à assaltos e golpes. Para melhor entendimento desse conceito, leia o guia não-oficial "Por que seu personagem não deveria matar alguém". Dito isso, seguem todas as outras limitações:
A exigência de 8 policiais em trabalho se refere apenas aos casos em que se objetiva fazer um pedido de resgate, contato com familiares, cativeiro e provável envolvimento da polícia. Sequestros por qualquer outro motivo exige apenas o minimo de 2 policiais militares em serviço. Exemplo: Sequestrar um inimigo da sua facção para interrogatório. Sequestrar um civil e levá-lo para um local menos populoso apenas para assaltá-lo. Punições: Prisão administrativa ou banimento temporário, dependendo da gravidade e reincidência. Qualquer tipo de roubo ou invasão a empresas como bancos, lojas de conveniência e qualquer outro tipo de ação que se espera pagamento da Staff é reservada apenas a facções oficiais ou que demonstrem aptidão a receber tal permissão. Você pode simular roubos e assaltos para suas screenshots no fórum, mas não espere que a Staff anuncie através do "Anúncio RP" ou chame a polícia. Você também não está autorizado a chamar a polícia pra si mesmo e nem armar uma situação em que isso seja terceirizado. A evasão de repercussões In Character usando qualquer outro método Out of Character também é proibida. Você não tem permissão para transferir, vender ou doar dinheiro e propriedades se houver um caso judicial em andamento envolvendo você. Dar namechange e criar outro char com o mesmo nome será considerado tentativa de fraude e sujeito a banimento. Seu personagem não pode dar namechange ou solicitar Character Kill (CK) próprio quando:
10. Regras da Prisão Brigas 1x1 entre presos precisam de 2+ guardas em trabalho. Matar sem guardas online é proibido. Atacar um guarda ou começar uma briga envolvendo 3+ pessoas requer 4+ guardas em trabalho. Rebeliões ou motins dentro ou fora da prisão precisam de 6+ guardas em trabalho. Punições: Advertência verbal até banimento, dependendo da gravidade e reincidência. A prisão possui sistema de Câmeras de Segurança que cobre 100% das instalações. Portanto se não há guardas por perto quando uma situação de violência acontecer obviamente há alguém vigiando as câmeras, envie PM para um guarda em trabalho em qualquer caso. Se você quiser que seu personagem seja aprisionado para roleplay no presídio, você deve pedir à um administrador online. Seu personagem poderá ser preso por até 12 horas (720 minutos), e as facções policiais poderão fichá-lo por isso. 11. Destruição de Propriedades Você é obrigado a pedir autorização e supervisão de um Lead Admin ou superior para interpretar a destruição de uma propriedade. Você pode pedir autorização pelo /sos mas tenha um bom motivo IC para isso. Punições: Prisão administrativa ou banimento, dependendo da gravidade e reincidência. 12. Desenvolvimento de Personagens Após criar um personagem no servidor, você é obrigado a manter uma linha de desenvolvimento e lógica de interpretação para ele. Não demonstrar interesse em jogar para desenvolver o personagem ou de forma irrealística, prejudicando os outros jogadores e o bom funcionamento do servidor poderá acarretar punição. Punições: prisão administrativa, banimento temporário ou banimento permanente. As ações do seu personagem não devem ir contra o seu patrimônio econômico, tão pouco ser contraditório com o propósito da facção a qual ele pertence. Qualquer linha de desenvolvimento ou mesmo ação física dentro do jogo que não condiga com a proposta e/ou história do seu próprio personagem pode ser considerada uma quebra dessa regra. Falha de interpretação no contexto proposto, isso é, não saber interpretar o que você mesmo propôs ao seu personagem – ou facção – a ponto de prejudicar terceiros (Exemplos: Um gangster que liga para a polícia delatando um recente ataque de uma gangue rival apenas para vê-los em uma situação difícil – algo que um gangster em uma situação comum nunca o faria; cometer crimes sem um contexto válido, isto é, se você é um caminhoneiro não deve sair assaltando a mão armada só por diversão OOCly embasada por uma falsa necessidade ICly; provocar uma situação de conflito de forma proposital quando não se existe motivo ICly para tal; sobrepor amizades ou relações OOCly no plano ICly em geral ou dentro de uma facção, sendo um agravante da Regra 2 – Metagaming). Nos casos em que houver a troca de nome de um personagem, o desenvolvimento deverá ser compatível com seu patrimônio ou deve-se buscar atingi-lo da forma mais realística possível. Você pode deixar o excesso guardado no banco, por exemplo, mas não deverá interpretar mais do que o necessário para o estilo de vida do personagem em questão. É importante ressaltar que por mais abrangente que seja essa regra, ela não deve ser usada de má fé ou na tentativa de prejudicar outros jogadores por mera diversão, é dever de todo jogador experiente instruir e advertir jogadores menos experientes. Assim como qualquer outra regra, essa só deve ser reivindicada quando os canais de diálogo falharem. 13. Roleplay Consensual & Roleplay Non-Scriptwise Você precisa do consentimento da maioria dos jogadores em cena para interpretar coisas que não existem no script. As únicas exceções são as câmeras registradas no tópico de empresas e os equipamentos da PM, PC e CB. Cães policiais não são considerados equipamentos. Qualquer aparato, ferramenta ou item que seu personagem possa vir a interpretar deve coincidir com a realidade e senso interpretativo, tal como trata a regra 12. Em outras palavras, seu personagem não deve procurar usar ferramentas e meios que em uma situação comum, ele não usaria ou sequer teria capacidade para tal. Punições: Advertência verbal ou banimento, dependendo da gravidade e reincidência. Essa regra não pode ser usada como escusa de um roleplay desfavorável ao seu personagem. O bom senso e fair play são exigidos em todos os níveis. O jogador deve provar por via de screenshots com /timestamp ou /horas quando se interpreta itens ou ações que não estejam previstas no script, tal como documentos falsos, grampos ilegais ou quais quer outras ferramentas non-scriptwise que seu personagem possa querer interpretar. Tópicos em histórias de personagens podem servir para embasar e expor o desenvolvimento de um roleplay non-scriptwise. Os jogadores envolvidos em cena devem escolher a melhor maneira para validar esse tipo de roleplay, sendo enviando as provas antes ou depois do roleplay que está acontecendo. Caso uma das partes julgue que o roleplay non-scriptwise em questão não tenha sido embasado por uma linha de desenvolvimento correta e ambas as partes não entrem em consenso, os usuários que se sentirem lesados podem recorrer a área de denúncias após o roleplay. É sempre recomendável se fazer roleplay com calma e atenção aos detalhes, mas deve-se ressaltar a importância da dinâmica e rapidez que algumas ações exigem em determinadas situações, principalmente aquelas que envolvem armas ou exista algum tipo de tensão. Procrastinar o uso de algum comando de forma proposital, tal como para abrir uma porta, entregar um item – ou mesmo, realizar uma ação via /me, ou /do quando seu personagem está rendido ou submisso por algum motivo, pode ser enquadrado como um desvio do que se espera do jogador, além de ser um agravante das regras 1 e 3 (cortesia comum e powergaming). |
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